sábado, 1 de março de 2014

Além da medida

Assistimos programas de televisão que incentivavam a reeducação alimentar, bem como a prática de exercícios físicos e outros hábitos saudáveis, com o fim de levar as pessoas a terem a “medida certa”. Tanto é que um programa assim intitulou-se. Iniciativa louvável, que não somente proporciona melhor saúde, como também uma melhor silhueta corporal.

A proposta de Jesus, na busca de reeducar-nos no amor, levando-nos a comportamentos e hábitos verdadeiramente dignos de pessoas que querem ser seus seguidores, tem um programa que se intitula: “além da medida”. O desempenho interior e espiritual visa um crescimento contínuo, na procura de levar-nos a ter uma silhueta espiritual nos moldes de Jesus Cristo.

O exercício da vida cristã, por conseguinte, não se limita ao cumprimento das obrigações, do que deve ser feito, parando simplesmente por aqui. Dar o melhor de si, na alegria do serviço, é a dinâmica que deve mover o agir do cristão. É essa a grandeza fundamental que somos chamados a aspirar e vivamente buscar.
Esse dinamismo conduz-nos a fazer a diferença nas relações sociais, que são por vezes complexas e até conflitivas. No evangelho, quando o Senhor nos convida a oferecer a outra face, Ele não está sugerindo um comportamento inerte, passivo ou talvez até bobo. Na verdade, Jesus chama-nos a não agir na mesma medida, mas além desta.

Tendo outra medida contribuímos para que o ciclo de maldade não se desenvolva. É assim, por exemplo, no campo da violência. Quanto mais agimos em proporção, só fazemos “por lenha na fogueira”. Assim também o é nos contratempos relacionais que temos a nível conjugal, fraterno, amistoso.

Na verdade é, deste modo, que Deus age conosco. Sempre além da medida, além do que merecemos. O Papa emérito, Bento XVI, afirma que o amor de Deus para conosco “é tão grande que chega a virar Deus contra si próprio, o seu amor contra a sua justiça” (DCE, n.10).

O convite à santidade feito por Jesus no evangelho – “sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5,48) – é, portanto, chamado a assumir a dinâmica gratuita do amor de Deus que faz nascer o sol  sobre bons e maus e chover sobre justos e injustos (cf.Mt 5,45) e não nos trata segundo as nossas faltas, mas com ternura bondade e compaixão.

Não somos chamados a estar na “medida certa” como cristãos, mas “além da medida” para levar as pessoas a experimentarem a luz desse Deus amor que brilha sobre todos sem exceção. Queremos levar essa luz, buscando amar sem medida, amar por primeiro, amar sem esperar reciprocidade. Deus presenteia alegria a todo aquele que buscar agir com amor.

Pe. Pedro Moraes Brito Júnior


2 comentários :

Com essas palavras iniciamos mais uma semana!! Que seja de paz e de bençãos...

Agir com amor... sem esperar reciprocidade. É o que peço todos os dias a Deus: que em minha pequenez eu tenha a maturidade de viver esse amor.
Deus lhe abençoe, Pe. Pedro!

Postar um comentário