domingo, 4 de janeiro de 2015

Uma voz que grita

A figura de João Batista, que aparece tanto no tempo do Advento, como no tempo do Natal, é modelar para o nosso viver na nova caminhada que nos é proposta com o início do novo ano. Este, deve constituir-se para nós como uma ocasião de refazer-nos, procurando viver o tempo que nos é concedido da melhor forma possível.

O Natal afirma-nos a verdade central da nossa fé: a Palavra se fez carne e veio habitar no meio de nós (cf. Jo 1,14). A Palavra que habitava junto de Deus e que, na verdade, é Deus, quis falar ao nosso coração, quis ser ouvida, procurando estabelecer comunhão conosco, a fim de nos tornar um com Ela.

O evangelista João, no início do seu evangelho, afirma que nem todos deram ouvidos à Palavra: “veio para o que era seu, mas os seus não a acolheram” (1,11). Fizeram-se surdos à Palavra que tem o poder de iluminar o coração e de dar sentido e significado ao viver humano.

Contudo, a surdez obstinada do homem, não silencia a Palavra Divina. Esta continua a ressoar em meio a tantos ruídos que caracterizam a nossa sociedade humana e que dispersam e distraem o coração do homem.

Por isso, como João Batista, neste ano de 2015, queremos ser uma voz que grita. Esta faz com que a palavra se torne realidade concreta, possa ser ouvida. A voz é um instrumento da palavra. Isso é o que podemos ser nos dias que haveremos ainda ter: vozes da Palavra.

Sim, queremos gritar ao coração do homem, fazendo-lhe ouvir o som da Palavra de vida e salvação, de amor e ternura que Deus quer pronunciar no deserto do coração de cada pessoa. Quem vive longe de Deus, é como um deserto, vazio e sem vida. No vazio da existência humana, queremos docemente fazer ecoar a Palavra de Amor.

Nosso grito não quer ser uma atitude agressiva e forçada, mas expressão da intensidade e da força da Palavra que ecoa em nós e do desejo de fazer o homem acordar para escutar a Palavra que realmente pode torná-lo feliz.

Senhor, ajuda-me a ser voz da Palavra de Amor que és Tu.



Pe. Pedro Moraes Brito Júnior

1 comentários :

Excelente texto, Padre! Que Deus nos conceda a graça de transmitir aos outros os frutos que Sua Palavra fez brotar em nós e que o Espírito Santo de Deus nos encoraje diante da aridez do mundo.

Postar um comentário