sábado, 23 de fevereiro de 2013

Trilhar na Luz - II Domingo da Quaresma


Continuando o nosso itinerário pascal, queremos reafirmar o nosso desejo de trilhar pelo caminho da luz, dizendo não às propostas sedutoras do caminho das trevas. O batizado é um iluminado e, como tal, é chamado a fazer resplandecer a luz de Cristo no mundo e no coração das pessoas.

Trilhar pela luz é acolher a proposta de Aliança que Deus quer fazer conosco, assim como fizera a Abrão. É crer na sua fidelidade e no seu amor e corresponder vivendo neste mundo como “cidadãos do céu” no seguimento de Jesus Cristo.

Ele é o Filho predileto do Pai, o Amado, o Profeta a quem se deve escutar, o Messias esperado no qual culminam todas as promessas e esperanças. Queremos viver na escuta amante do Mestre que nos escolheu por primeiro e nos convida a encontrá-Lo para assumir seu estilo de vida e suas motivações. Ele quer que nos vinculemos a Ele como amigo e como irmão.

Unidos ao Senhor, buscamos, como Ele iniciar o nosso êxodo. Toda autêntica vida espiritual é “exôdica”, convida-nos à mudança, à transformação, à libertação interior. Tal caminho passa pela cruz antes de chegar à glória. É uma estrada difícil de ser entendida e percorrida.

Contudo, iluminados pelo Senhor, colocando-nos, como Ele na presença do Pai, a nossa realidade se ilumina. Não somente nos transformamos pela força da oração, tornando-nos aquilo que contemplamos, mas encontramos sentido e significado para continuar caminhando, não obstante os reveses da vida.
Neste domingo, queremos nos decidir em optar pelo difícil caminho da doação e entrega de si mesmo por amor.  Árduo sem dúvidas, mas pleno de realização, pois o homem não pode encontrar-se a si próprio se não por um dom sincero de si (cf GS, n. 24).

É do casulo do egoísmo e das voltas ao redor de nós mesmos que queremos sair, percorrendo a estrada de luz indicada pelo Mestre: doação, partilha, gratuidade, fraternidade, amor. Como Pedro, Tiago e João, queremos contemplar a beleza de Deus, manifestada no rosto do seu Filho, queremos subir o Tabor e dizer, no caminho da nossa vida, com seus altos e baixos, é belo caminhar Contigo, Senhor!

Para sua reflexão 

Você tem cultivado um caminho de oração que o ajude a viver como luz no Senhor?

Na vida de maior união com Deus, você tem procurado encontrar o sentido e significado de sua vida?

Como batizado, você já entendeu que o caminho de Cristo passa pela cruz da doação de si mesmo, não tendo espaço para um viver fechado e egoísta?

Pe. Pedro Moraes Brito Júnior

0 comentários :

Postar um comentário